Formatação

O objetivo deste documento é orientar o profissional técnico de informática nos procedimentos de pré e pós formatação para que nenhuma informação dos sistemas Seek Informática seja perdida. Para isso informaremos abaixo alguns procedimentos que deverão ser seguidos.

Qual versão do Windows devo usar?

Informamos que os sistemas da Seek Informática funcionam perfeitamente a partir  do Windows XP ou superior, em 32 ou 64 bits (vide tabela de recomendações abaixo).

Tabela de recomendações para a versão do Windows

Windows XP

Este sistema operacional foi descontinuado em 8 de abril de 2014 e, além de não receber mais atualizações, o que torna essa versão extremamente insegura, não possui os componentes necessários para emissão de Nota Fiscal Eletrônica, porém, pode ser utilizado em computadores mais antigos e com pouca memória para a função de terminal de pré venda.

Windows 7

Para o uso do Windows 7 é obrigatória a instalação do SP1 (Service Pack 1).

Windows Ultimate ou Enterprise

Estas versões do Windows são mais completas, porém são apropriadas para grandes ambientes de rede com múltiplos servidores, ou seja, são muito pesadas para ambientes menos complexos.

Recomendações para o processo de formatação

Antes da formatação

  • Anotar informações das impressoras instaladas (locais e de rede).
  • Anotar nome do computador e grupo de trabalho.
  • Anotar endereço de IP, Gateway e DNS.

Backup dos dados

Backup de Servidores

Fazer backup das seguintes pastas.

  • C:\SEEK
    Esta é a pasta padrão do sistema mas caso não seja encontrada neste local procurar em outras unidades locais (D:, E: etc) ou verificar a pasta de destino no ícone do programa na tela de desktop.
  • C:\BEMA
    Para clientes que possuem impressoras fiscais da marca Bematech.
  • C:\DARUMA
    Para clientes que possuem impressoras fiscais da marca Daruma.

 

Nos clientes que utilizam equipamentos SAT não é necessário fazer backup de nenhuma outra pasta porque os arquivos do SAT estão na mesma pasta do sistema Seek.

Backup de Estações

Fazer backup das seguintes pastas.

  • C:\BEMA
    Para clientes que possuem impressoras fiscais da marca Bematech.
  • C:\DARUMA
    Para clientes que possuem impressoras fiscais da marca Daruma.

Após a formatação

  • IMPORTANTE: Instalar todas as atualizações do windows (Windows Update)
  • Instalar o .NET Framework 3.5 ou 4 ultima versão disponivel.

Após reinstalar a máquina já formatada no cliente

Voltar as informações da máquina da maneira que estavam antes de formatar:

  • Nome da máquina e grupo de trabalho.
  • Endereço de IP, Gateway e DNS.
  • Instalar impressoras locais e compartilhá-las.
  • Instalar impressoras de rede.

Serviço opcional

A reinstalação do sistema é de responsabilidade da Seek Informática porém, para realizar o serviço completo, entregando o computador em uma condição totalmente operacional para o cliente, basta seguir estes pequenos passos adicionais:

  • Acesse nosso site (seekinformatica.com.br) e faça o download do arquivo “Programas Básicos Seek” e faça a instalação padrão.
  • Caso seja uma estação de trabalho, faça um mapeamento da pasta em que se encontra o sistema seek no servidor, utilizando qualquer letra. (normalmente utilizamos Z:).
  • Acesse a pasta do sistema ou o mapeamento que você criou.
  • Encontre e execute o aplicativo SUPORTE.EXE.
    • No menu superior, clique em “especiais”, depois em “restaura ícones do programa” e na próxima tela clique no botão OK. Através deste procedimento todos os atalhos serão criados na área de trabalho e o sistema estará pronto para funcionar.

 

OBSERVAÇÃO: No caso de servidores será necessário entrar em contato com nosso suporte  técnico para liberação de uso do sistema.

Casos Especiais

Nos casos onde o computador esteja com problemas no HD e/ou que não esteja ligando, pedimos para que ao voltar a maquina na rede do cliente, faça ao menos a instalação de impressoras locais e a configuração de rede e internet de forma a possibilitar o nosso acesso remoto a maquina.

 

Nos colocamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas através de um dos nossos canais de atendimento

 

Chat online – https://www.seekinformatica.com.br/chat.html

Telefones: (19) 3806-5920 / (19) 3862-2264

Celular/Whatsapp: (19) 9.8352-4810 (TIM)

Celular/Whatsapp:  (19) 9.9763-6942 (VIVO)

 

Seek Informática