O objetivo deste documento é orientar o profissional técnico de informática nos procedimentos de pré e pós formatação para que nenhuma informação dos sistemas Seek Informática seja perdida. Para isso informaremos abaixo alguns procedimentos que deverão ser seguidos.

Qual versão do Windows devo usar?

Informamos que os sistemas da Seek Informática funcionam perfeitamente no Windows a partir da versão 7 ou superior tanto em 32 como 64 bits (vide recomendações abaixo).

Recomendações para a versão do Windows

Deixamos de dar suporte para computadores com Windows XP devido a falta de atualizações que são necessárias para o perfeito funcionamento do sistema.

Recomendamos a instalação do Windows 10 ou superior nos computadores tanto nas versões 32 bits como nas de 64 bits

Usar o bom senso na hora de instalar uma versão do Windows. Computadores antigos e com pouco poder de processamento e utilizar Windows 7 se necessário.

Instalar sempre Windows 32 bits em computadores com menos de 4 Gb de memória e 64 bits em computadores com mais memória.

Windows 7

Para o uso do Windows 7 é obrigatória a instalação do SP1 (Service Pack 1).

Windows Ultimate ou Enterprise

Estas versões do Windows são mais completas, porém são apropriadas para grandes ambientes de rede com múltiplos servidores, ou seja, são muito pesadas para ambientes menos complexos.

Recomendações para o processo de formatação

Antes da formatação

  • Anotar informações das impressoras instaladas (locais e de rede).
  • Anotar nome do computador e grupo de trabalho.
  • Anotar endereço de IP, Gateway e DNS.

Estas informações devem ser utilizadas após a formatação para facilitar enormemente o processo de re-instalação do computador no mesmo local.

Backup dos dados

Backup de Servidores

Fazer backup das seguintes pastas.

  • C:\SEEK
    Esta é a pasta padrão do sistema mas caso não seja encontrada neste local procurar em outras unidades locais (D:, E: etc) ou verificar a pasta de destino no ícone do programa na tela de desktop.

OBS: Nos clientes que utilizam equipamentos SAT não é necessário fazer backup de nenhuma outra pasta porque os arquivos do SAT estão na mesma pasta do sistema Seek.

Backup de Estações

Não é necessario fazer backup Fazer backup de nenhum arquivo especifico para re-instalação do sistema Seek.

Após a formatação

  • IMPORTANTE:Após a instalar do Windows fazer as atualizações do windows (Windows Update)
  • Em computadores com Windows 7 instalar o .NET Framework 3.5 ou 4 ultima versão disponivel.

Após reinstalar a máquina já formatada no cliente

Voltar as informações da máquina da maneira que estavam antes de formatar:

  • Nome da máquina e grupo de trabalho.
  • Endereço de IP, Gateway e DNS.
  • Instalar impressoras locais e compartilhá-las.
  • Instalar impressoras de rede.

Serviço opcional

A reinstalação do sistema é de responsabilidade da Seek Informática porém, para realizar o serviço completo, entregando o computador em uma condição totalmente operacional para o cliente, basta seguir estes pequenos passos adicionais:

  • Acesse nosso site (com.br) e faça o download do arquivo “Programas Básicos Seek” e faça a instalação padrão.
  • Caso seja uma estação de trabalho, faça um mapeamento da pasta em que se encontra o sistema seek no servidor, utilizando qualquer letra. (normalmente utilizamos Z:).
  • Acesse a pasta do sistema ou o mapeamento que você criou.
  • Encontre e execute o aplicativo SUPORTE.EXE.
    • No menu superior, clique em “especiais”, depois em “restaura ícones do programa” e na próxima tela clique no botão OK. Através deste procedimento todos os atalhos serão criados na área de trabalho e o sistema estará pronto para funcionar.

OBSERVAÇÃO: No caso de servidores será necessário entrar em contato com nosso suporte  técnico para liberação de uso do sistema.

Casos Especiais

Nos casos onde o computador esteja com problemas no HD e/ou que não esteja ligando, pedimos para que ao voltar a maquina na rede do cliente, faça ao menos a instalação de impressoras locais e a configuração de rede e internet de forma a possibilitar o nosso acesso remoto a maquina.

Nos colocamos à disposição para sanar quaisquer dúvidas através de um dos nossos canais de atendimento

Chat online – https://www.seekinformatica.com.br/chat.html

Telefones: (19) 3806-5920 / (19) 3862-2264

Celular/Whatsapp: (19) 9.9763-6942