O que eu preciso saber sobre o SAT ?

O que eu preciso saber sobre o SAT ?

  • Post category:Novidades

O que é o SAT ?

O SAT é um equipamento que substitui as impressoras fiscais, ele gera e autentica o Cupom Fiscal Eletrônico – SAT (CF-e-SAT) e o transmite automaticamente à Secretaria da Fazenda (SEFAZ), via Internet. O SAT não possui um impressora integrada, sendo necessário adquirir uma impressora comum de cupom “não fiscal” para emitir o comprovante de venda ao cliente.

O que eu ganho utilizando o equipamento SAT ?

O SAT é um equipamento obrigatório para o lojista, e os principais benefícios que ele traz são a redução de custos e a simplificação de obrigações acessórias.

O SAT precisa ter acesso à Internet para funcionar ?

Não, o SAT autoriza e armazena na memória os cupons emitidos sem necessidade de internet, o uso da Internet é necessário para que ocorra o envio dos cupons para a SEFAZ.

ATENÇÃO: Apesar de não ser obrigatório a conexão com a internet a não transmissão dos cupons dentro do prazo de 10 dias resulta em multa por cupom não enviado. Providencie uma conexão com a Internet para sua loja ou estabelecimento caso contrário você deverá se habituar a levar o equipamento SAT uma vez por semana até um ponto de acesso à Internet para transmitir os cupons e evitar aborrecimentos.

Posso compartilhar uma impressora para dois ou mais equipamentos SAT ?

Sim. Será necessário uma configuração em seus equipamento para que isso seja possível. Porém, se sua loja ou estabelecimento possui um volume maior de vendas, recomendamos que seja utilizado uma impressora por SAT, isso evitará confusões na troca de comprovantes e reduzirá possíveis filas.

Qual o melhor equipamento SAT ?

Em termos de funcionalidades básicas todos os equipamentos SAT são semelhantes. A escolha da marca e modelo acaba baseando-se em questões como facilidade de se obter suporte, design, preferência por marca, ou outra questão de performance, como capacidade de armazenamento, etc. Nossa sugestão, no tocante a marcas, seguiria esta ordem: TANCA, SWEDA, DARUMA, DIMEP.

Atualmente somente o SAT da Bematech possui a opção de cabo/wifi mas de preferência à  conexão por cabo para evitar falhas na transmissão dos cupons pois conexões wifi estão sujeitas a oscilações e falhas dependendo da qualidade dos equipamentos, distância do roteador wifi, etc..

Onde posso comprar o SAT ?

Lojas de informática em geral, Sites de internet como Zip Automação, Mercado livre são boas opções para comprar ou para avaliar preços dos concorrentes.

Fui comprar o SAT e me perguntaram se é com ou sem vinculação o que isso significa ?

Todo equipamento SAT tem um número de série e precisa ser “vinculado” com o CNPJ de sua empresa no site da SEFAZ para que você possa utilizá-lo. Outras empresas normalmente cobram de R$ 100,00 a R$ 150,00 para fazer isso, mas se você usa sistemas da Seek informática faremos a vinculação sem nenhum custo adicional. Você somente precisará ter um certificado digital ou em alguns casos código do posto fiscal.

A impressora precisa ser da mesma marca que o SAT ?

Não. Deve ser uma impressora “não fiscal compatível” com impressão de SAT. Se você já possui uma poderá utilizá-la, somente fique atento porque alguns modelos de impressoras mais antigas, apesar de térmicas, podem não ser compatíveis.

Já comprei um equipamento SAT. O que devo fazer para começar a usá-lo ?

A infraestrutura necessária

  • Um computador com uma porta USB disponível.
  • Impressora térmica (“não fiscal”) compatível
  • Preferencialmente uma rede com acesso a Internet.
  • Um sistema de frente de loja compatível com SAT.

Se você já possui a infraestrutura necessária é só entrar em contato conosco para agendarmos a data e hora para a implantação e o treinamento.

O tempo aproximado da instalação e configuração do SAT e da Impressora é de 20 minutos a 1 hora, dependendo de fatores como velocidade do computador e velocidade de acesso à Internet, disponibilidade do site do SEFAZ, etc.

Caso você ainda tenha alguma dúvida entre em contato conosco.