Prestação de Serviços – Suporte Técnico

Prestação de Serviços – Suporte Técnico

  • Post category:Novidades

Prestação de Serviços - Suporte Técnico

Este documento tem por objetivo buscar delinear as responsabilidades da Seek Informática na prestação do serviço de suporte técnico ao Sistema que é efetivamente objeto do contrato de suporte firmado entre a Seek Informática e a empresa contratante.

A Seek Informática tem a responsabilidade por manter em operação os sistemas de gestão de negócios da contratante, porém, como mostraremos abaixo são muitos os fatores que podem afetar a funcionalidade do Sistema.

Um sistema computacional, como é o caso dos sistemas de gestão de negócios fornecidos pela Seek Informática,  é composto por diversas partes que precisam operar corretamente e interagir entre si para que o usuário possa efetivamente realizar as operações para as quais o Sistema foi originalmente criado.

De forma a buscar um fácil entendimento podemos dividir essas ‘partes’ em:

  • Sistema
  • Software
  • Infraestrutura

Cada uma dessas partes ainda pode ser subdividida em partes ainda menores.

Infraestrutura

  • A instalação elétrica (exemplo: tomadas, cabeamento elétrico, no-breaks, estabilizadores, etc.)
  • A rede física (exemplo: cabo de rede, placas de rede, hubs, switches ou roteadores)
  • Hardwares (equipamentos) necessários para que o sistema funcione. (exemplo: Computadores, teclado, mouse, monitores, impressoras normais ou fiscais, SAT, Leitores de código de barras, coletores de dados etc.)
  • Provedores de serviço, como os de Internet (Vivo, Net ou outros), Telefonia (Vivo ou outras operadoras), Telecomunicações (Vivo, Embratel, Net ou outras), Servidores da SEFAZ (Secretaria da Fazenda), Serviços de e-mail (Gmail, Outlook, Hotmail etc.), Armazenamento na nuvem (Google Drive, OneDrive), entre outros.

Software

  • BIOS – Softwares básicos do computador.
  • Sistema Operacional – Windows, Linux, Android, MacOs, iOS etc.
  • Drivers – São pequenos programas necessários para correto funcionamento dos periféricos como monitor, teclado, mouse, rede, áudio, impressoras etc.

Sistema

  • Módulos executáveis como ‘Frente Loja’, ‘Retaguarda’,’Backup’, etc.
  • Bancos de Dados, que são estruturas que armazenam os dados (estoque, vendas, pagamentos realizados pelos clientes, etc.).

Como se pode ver, todas estas partes devem estar funcionando perfeitamente. Se qualquer uma delas falhar provavelmente ocorrerá alguma situação que será percebida através das mensagens de erro apresentadas pelo Sistema.

Ocorreu um erro. A quem devo recorrer?

Como o problema normalmente é percebido enquanto se está operando o Sistema a primeira coisa que se pensa é que o problema é no próprio Sistema, porém você como usuário do Sistema dificilmente conseguirá saber o motivo e principalmente como resolvê-lo.

Neste momento bate uma dúvida “a quem devo recorrer?”.

A Seek Informática possui uma equipe técnica capaz de identificar a maioria dos problemas, por isso pedimos que você entre em contato inicialmente conosco para que seja feito um diagnóstico do problema;

  • Sendo um problema do nosso Sistema resolveremos imediatamente.
  • Se o problema não for de Sistema mas for de fácil solução, mesmo que não faça parte do nosso contrato de suporte técnico, resolveremos sem custo adicional.
  • Se não for nenhum dos problemas acima iremos orientá-lo, indicando algum técnico de nossa confiança ou oferecendo nossos serviços.

Estes pequenos problemas de fácil solução na maioria das vezes são fáceis mesmo, porém às vezes nos deparamos com grandes problemas e a tentativa de resolver o problema acaba gerando um problema ainda maior que somente poderá ser resolvido com uma intervenção técnica.

Eventualmente, a Seek Informática poderá apresentar, antecipadamente, à contratante um orçamento para a prestação do serviço de suporte técnico adicional para a solução dos problemas encontrados se for do interesse da contratante a aprovação para a realização da correção necessária.

Estes são os serviços de infraestrutura e software que a Seek realiza sem custos adicionais:

  • Instalação de impressoras fiscais ou equipamentos SAT.
  • Pequenas configurações de rede para o funcionamento do Sistema
  • Compartilhamento de impressoras (desde que já estejam instaladas).
  • Compartilhamento de computadores em rede.

A Seek Informática não comercializa nenhum tipo de equipamento.

Caso você opte por realizar a formatação através de um técnico de sua confiança a Seek Informática se coloca à disposição para qualquer orientação.

Lembramos que caso a formatação não tenha sido realizada de maneira correta, faltando componentes, faltando atualizações ou tivermos que instalar impressoras, drivers, etc. o serviço será cobrado a parte.

Atenciosamente

Luiz A. Ubaldini

Seek Informática